Saturday, February 12, 2011

Polêmica das Toyotas em Bom Jardim

Posted in ,

A maior parte dos 39 mil moradores de Bom Jardim utiliza como um dos principais meios de transporte a Toyota. Este tipo de veículo alternativo é muito comum no interior do nosso Estado. Mas o Ministério  Federal recomendou que a Prefeitura não use mais as Toyotas para transportar estudantes,  já que segundo o Código Nacional de Trânsito os veículos devem transportar cargas e não pessoas.

A denúncia partiu da Controladoria Geral da União que fiscalizou escolas municipais entre os anos de 2006 e 2007. Por causa da recomendação do MPF, as aulas da rede pública municipal  que deveriam ter começado no ínicio desta semana, foram suspensas. Isso porque a maioria dos estudantes utilizam esse tipo de transporte, afinal não qualquer carro que aguenta as "nossas serras".

Na cidade circulam cerca de 145 toyoteiros, 95 são contratados pela prefeitura. Eles dizem que tem autorização para dirigir as toyotas. Os pais dos alunos consideram o veículo até mais seguro que o ônibus escolar, que normalmente fica lotado. Eles dizem também que a Toyota tem tração nas quatro rodas e percorre estradas na zona rural de difícil acesso.

O problema agora não está sendo apenas o atraso das aulas, mas o município garante não ter recursos para locar outro tipo de transporte. E os motoristas de ônibus também não se interessam em concorrer a licitação. Por mês a prefeitura gastava 200 mil  reais em transporte escolar, quase metade era recurso do governo federal. Segundo o secretário de educação Luiz de Albuquerque o valor iria ficar entre 400 a 450 mil reais para outras empresas executarem o transporte. O dilema esta lançado e como sempre quem sofre é a população!