Wednesday, December 22, 2010

Sua cidade está no mapa?

Posted in

Para quem gosta de tecnologia uma boa pedida é o GPS. O Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tem como função básica identificar a localização de um receptor que capte os sinais emitidos por seus satélites na superfície terrestre.

Trocando em “miúdos” é o aparelho de localização via satélite que demonstra sua posição em um determinado local em qualquer área do planeta. O GPS vem sendo utilizado como mapa digital que inclusive ensina como chegar a um determinado ponto na cidade. Mas para que isso ocorra, o município tem que estar todo mapeado digitalmente.

Para quem pensa que isso é só coisa de cidade grande, através do Google Maps percebe-se que cidades do interior já deram o primeiro passo para a implantação de um sistema de mapeamento digital. O que lhe falta na verdade é vontade política em se instalar uma pequena equipe de engenharia de tráfego e repassar seus dados para uma empresa que fornece o sinal para GPS privados ou públicos. Veja abaixo algumas cidades:

 Bom Jardim

Carpina

Glória do Goitá

Pombos
 
Ainda temos todas as cidades do litoral pernambucano, Região Metropolitana, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Caruaru, Gravatá, Chá de Alegria e outros. Já a fila dos retardatários é imensa. Nem ao menos tem o mapa digital: Limoeiro, Passira, Cumaru, Machados, Feira Nova e muitos outros.