Thursday, December 23, 2010

Dec 2010 23

De olho nas motocicletas "cinquentinhas"

Posted in ,


Os proprietários de motos com potência de até 50 cilindradas (cinquentinhas) terão até o dia 31 de janeiro de 2011 para registrarem o veículo junto ao DETRAN-PE. A liminar que permitia a esses condutores trafegarem sem o emplacamento existia desde maio de 2009 e foi revogada, na última quinta-feira (16), pelo juiz Wagner Procópio, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital.  O prazo foi anunciado na manhã de ontem (22), pelo diretor-presidente da instituição, Manoel Marinho. A ação vai possibilitar que os órgãos de trânsito punam os motoqueiros que conduzam esses ciclomotores de maneira imprudente ou irregular.

E para quem tem a "motoquinha" é bom se cuidar, pois a fiscalização será intensificada a partir de fevereiro de 2011, e se o seu veículo não estiver regularizado, ele será recolhido para o depósito do DETRAN. MAs, fique ligado porque desde a quinta-feira passada diversas blitzes estão sendo feitas. Para pilotar as "cinquentinhas" será exigido agora, a habilitação tipo A ou ACC (Autorização de Circulação de Ciclomotores).

A infração para quem for pego sem a habilitação é gravíssima e a multa custa R$ 191,54, o valor é o mesmo para os que não estiverem com o veículo devidamente registrado e licenciado. Quanto aos equipamentos obrigatórios, a não utilização implica em multa grave, no valor de R$ 127,69.