Sep
2010
12
Uma passeata veloz
Posted in PolíticaNo sábado, 11 de setembro, a manhã muito ensolarada foi o panorama para vários políticos, autoridades, eleitores, entusiastas e apressados que estavam de plantão no início da Avenida Santo Antônio, em Limoeiro. A aguardada visita do candidato a reeleição ao Governo de Pernambuco mudou o cenário do centro comercial da Princesa do Capibaribe. Uma enxurrada de bandeiras tremulava, além de carros de som com os jingles mais diferentes possíveis disputavam cada metro quadrado com grande expectativa de ver de perto o Gestor estadual.
De longe, a guerra entre as cores era notório, e a colagem de adesivos tornou febre nos mais empolgados que demonstravam, sem fazer cerimônia, para que estavam ali. Transitar entre cabos eleitorais, políticos, autoridades, candidatos e os inúmeros repórteres - foi tarefa difícil de fazer sem receber um “chega pra lá”
Finalmente, Eduardo Campos aporta em Limoeiro e só bastou um simples aceno para que uma multidão o cercasse. Todo um esquema tático foi montado para a passeata – que mobilizou o departamento de trânsito, segurança pública e particular. Mas, para quem pensava que o rito seria em marcha lenta, decepcionou-se. Não levou mais que 12 minutos para que Eduardo Campos em fila com o prefeito Ricardo Teobaldo, vereador Joãozinho e os candidatos: Humberto Costa, Armando Monteiro, Danilo Cabral e José Humberto percorressem da Praça da Bandeira até ao lado da Prefeitura Municipal de Limoeiro.
Lá, já se encontrava um palanque armado onde todas as autoridades políticas e presentes puderam ouvir o discurso de todos os principais candidatos. Sinto que para alguns era difícil poder expor toda a sua chapa de apoios, afinal nem todos apoiavam os mesmos candidatos da chapa majoritária e vice-versa. Ao final, fui conversar com amigos da imprensa fotográfica pernambucana e ousei perguntar “quais as novidades?”. Bem, percebi que a novidade era a mesma: “estão todos respirando política”. Viva a democracia.