Sistema "Fone Fácil"
Posted in TecnologiaUma ótima novidade para os portadores de deficiência auditiva. Através do sistema “Fone Fácil” os surdos poderão comunicar-se através de um telefone celular. O desenvolvimento do software que possibilita o funcionamento do sistema custou R$ 1,8 milhão e foi desenvolvido pela empresa pernambucana Brava, integrante do Porto Digital.
Um conjunto de aplicativos integrados no aparelho transforma a voz do emissor numa mensagem de texto que é enviada ao celular do surdo. Depois, esse aparelho converte em voz as palavras digitadas por ele, que é enviada ao primeiro emissor.
Uma grande operadora parceira no projeto está disponibilizando smartphones, únicos aparelhos que podem receber o software, para os deficientes cadastrados na Associação de Surdos de Pernambuco (Asspe) a um preço menor que o de mercado.
50 surdos já estão testando o “Fone Fácil”, e a meta é chegar a 10 mil em dois anos. Os interessados devem se inscrever na sede da Asspe (Praça Professor Barreto Campelo, 1238, bairro da Torre). O projeto é financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo do Estado.